sexta-feira, 21 de março de 2014

O princípio básico….

No passado dia 18 março fomos ao museu da EDP. Adorei a visita! Tanto mais, porque ainda não tinha visitado esta antiga central de produção de eletricidade, agora transformada em museu interativo.
Uma parte da visita de que gostei particularmente foi a das experiências que o guia nos mostrou num dos pequenos “laboratórios” do museu. Aí encontramos réplicas das primeiras experiências com a corrente elétrica realizadas por físicos famosos, desde Galvani, a Alessandro Volta, Oersted e Faraday.
Para mim, e falando da produção de energia elétrica, o sumo, o essencial… tudo se resume ao principio básico da indução eletromagnética: um íman dentro de uma bobine – um gerador ou alternador. Lembram-se? Os dínamos das bicicletas….
Quando o guia fazia movimentar o íman dentro da bobine (espirais metálicas enroladas) a luz acendia: havia produção de eletricidade.

Foto ampliada do vapor que acionada a turbina (roda grande), que por sua vez faz movimentar o íman dentro da bobine - gerador.

Afinal, a partir da variação de intensidade de um campo magnético também se produz corrente elétrica. Neste caso, dispensa-se o uso de metais e eletrólitos (caso das pilhas) para produzir eletricidade.
A partir de um campo magnético pode produzir-se eletricidade e esse é o princípio de produção de eletricidade em todas as nossas centrais elétricas (sejam baseadas em energias renováveis ou não renováveis). Quero dizer, todas….. à exceção de um tipo de centrais. Lembram-se quais?
Aqui fica o desafio! ;) 

5 comentários:

  1. Julgo que sejam as centrais nucleares.

    ResponderEliminar
  2. Bem, cá vai de isto: Na visita ao museu da electricidade, em Lisboa, gostei de conhecer o interior, pois das várias vezes que fui a Lisboa, já tinha reparado neste edifício e não fazia a mínima ideia de como seria o interior. Gostei especialmente das várias experiências com as várias aplicações da electricidade e também das várias estações de "jogos", como a que dava choques.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para criar um post sobre isso? Ou é para dizer nos comentários?

      Eliminar
    2. Diogo,isto é para ficar como um novo post. Aqui o pedido é que comentem o desafio que deixei neste meu post.
      Ab.

      Eliminar
  3. ...hum... "wrong answer"! ;)
    Nas centrais nucleares, a energia libertada pela fissão do urânio, por exemplo, é usada para aquecer água e transformá-la em vapor. Esse vapor vai acionar uma turbina ligada a um gerador. Portanto, o principio de funcionamento é o mesmo das centrais termoelétricas e hidroelétricas... muda, basicamente, a fonte de energia.
    Vamos continuar para bingo?....

    ResponderEliminar